9 de nov. de 2010

Gran Turismo 5 atrasou novamente, mas tem octanagem suficiente para largar na frente pela sua preferência


Gran Turismo 5 teve seu lançamento adiado inúmeras vezes, há quem diga até que nunca será lançado (quem sabe o título apropriado não fosse Gran Turismo Forever). A Sony se mostra irritada a cada vez que tem que dar explicações, já os fãs...
Bem, mesmo com os ânimos quentes a verdade seja dita: a série tem um histórico excepcional com sucesso de vendagem - bom para os produtores - além de representar um marco para os games de simulação e corrida.
 A frustração veio justamente pela expectativa gerada logo no início da produção pela alta qualidade demonstrada pelas demos, como Gran Turismo 5: Prologue. Expectativa que já seria despertada simplesmente através de um anúncio, em nome da lenda que a franquia se transformou.
Só que... talvez você diga, nome não é tudo. Basta pensar no massacre que fizeram com o pobre Sonic, outro ícone dos games.
Vacilos houveram, claro, mas qual a principal razão? Prazos! Ou seja, promessas foram quebradas na cara-de-pau. Mas veja os fãs de Doom, estão mais que acostumados com demora e, nunca foram decepcionados.
Convenhamos, se o game fosse ruim, já teria sido cancelado e os fãs e a imprensa não teriam se queixado tanto.
Mas outra forte razão para a atual explosão de críticas é o fato de a indústria ter habituado seus fiéis jogadores a lançamentos produzidos para se tornarem obsoletos em seguida.
Quem sabe, esse não é o principal motivo?!

Kazunori Yamauchi, o produtor da série, tem o perfeccionismo como sobrenome, taí o real motivo dos atrasos, dos atrasos... Se isso é bom ou ruim, a úlcera da galera devidamente anunciada acima responde, mas a qualidade do game também e, falando em qualidade, vejamos uma amostra dela:

1. Mais de mil carros: quantidade não é a tar da qualidade, mas com certeza em Gran Turismo anda junto... E mil e um tanto de carros, todos testados pelo próprio Yamauchi para que se assemelhem ao máximo a suas contrapartes do mundo concreto, foram anunciados. Patamar que a concorrência talvez não sonhe em alcançar ainda.  Que tal um aperitivo dessas belezinhas em nosso futuro pátio virtual?

      2. Efeitos Climáticos: o game contará com efeitos climáticos de arrepiar ou fazer calor... Tudo para tornar as corridas mais dinâmicas.



      3. Efeitos de Particulas Espetaculares: Levantar poeira já estamos acostumados, mas com certeza os efeitos de luz refletida sobre a terra não contam com precedentes.


      4. Nascar e kart: vai ter Nascar e até corridas de kart, ou seja, não vai ser necessário comprar mais de um game de corrida para curtir essas modalidades.


      5. Danos e visão interna: pela primeira vez a série contará com visão interna e danos nos carros, algo realmente inédito considerando a velha estória das licenças que sempre garantiram o realismo mas não permitiram até agora tais recursos.








      6. Gráficos mais realistas do que nunca: Um dos elementos que fizeram de Gran Turismo um sucesso foram seus gráficos sempre realistas e detalhados, em conjunto com o cuidado com outros aspectos como o som e a jogabilidade. Vejamos uma comparação.

       

      7. Tudo isso e mais ainda?! Se esses atributos não bastassem ainda teremos corridas online e visão 3D em conjunto com a Play Station Eye para controle da câmera do jogo com o movimento da cabeça! Sem contar uma lista gigantesca de outras características.

      Com certeza tais recursos agregam valor ao produto e trazem respeito ao suado dinheiro do jogador (para quem valoriza tão elaborado trabalho e paga a quem realmente é devido, claro).
      Até o Emerson Fittipaldi pode servir de testemunha do tamanho da diversão que uma obra como essa garante.
      Mas, voltando ao assunto da demora, nós não temos tanto do que reclamar pois no intervalo de produção do game foram lançados Gran Turismo PSP e Gran Turismo 5: Prologue, este que mesmo sendo uma demonstração bate de frente com muitos jogos bons por aí.
      Pensando bem, a Polyphony deve ser mesmo é esperta pois aproveitou o hype do seu maior lançamento para promover outros menores.
      De toda forma todos temos motivos para comemorar pois, se trata de um game assencial na coleção de qualquer gamer hardcore ou entusiasta de automobilismo e feito com um carinho que dinheiro nenhum compra.
      Depois de toda essa defesa, o seletopo poderia ao menos levar uma cópia do game, pois esse post foi feito de coração.
      Para finalizar... que todos tenham gostado do assunto. Pontos de vista são bem vindos e desculpem o atraso na publicação do post em relação a notícia de adiamento - já estão produzindo GT 6 (!). O perfeccionismo do senhor Yamauchi está se revelando contagioso...

      Para saber mais: site oficial do game Gran Turismo

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      E aí? jogou, gostou? deixe aqui a sua opinião!

      Aviso:
      Comentários de caráter ofensivo dirigidos a outros usuários ou ao Blog, serão sumariamente excluídos. Vamos manter o respeito mútuo para garantir a qualidade dos comentários.

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...